A estiagem prolongada em Goiânia já ultrapassa os 60 dias sem chuva e traz consequências graves para o meio ambiente e para a saúde da população. O tempo seco, aliado às altas temperaturas, tem intensificado os focos de incêndio na capital e na Região Metropolitana.
De acordo com informações do sargento Lourival, do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), 35 focos de incêndio estavam ativos nesta terça-feira (2) em Goiânia e Aparecida de Goiânia. Para dar conta da demanda, as equipes se desdobram em uma força-tarefa para atender às ocorrências que se espalham pela região.
No fim da tarde desta terça-feira, foi possível registrar da região do Setor Fama a fumaça que toma conta do céu da capital, resultado das queimadas que se alastram. As imagens mostram como a estiagem e os incêndios já impactam diretamente o cotidiano dos moradores.
Os incêndios em vegetação aumentam a poluição do ar, pioram a qualidade da respiração e colocam em risco a vida de animais e moradores. Além disso, comprometem a segurança viária, já que a fumaça reduz a visibilidade em avenidas e rodovias.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância da colaboração da população no combate a esse cenário crítico. Denúncias de queimadas podem ser feitas pelo telefone 193. A orientação é para que as pessoas evitem atear fogo em lotes baldios, descartem corretamente o lixo e redobrem os cuidados durante o período de estiagem.
Enquanto a chuva não chega, a recomendação é que a população se hidrate constantemente, evite atividades físicas ao ar livre nos horários mais quentes e mantenha atenção especial a crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.